Acreditamos no poder do Encontro.
Encontro real entre grandes e pequenos!
Iniciativa voltada a primeiríssima infância.
O Descobrir Brincando, nasceu de uma experiência pessoal de Ana Maria Bastos que viveu a maternidade em dois países muito diferentes: Suíça e África do Sul. Diante de tantas diferenças sociais e culturais, Ana percebeu a importância da presença do adulto responsável no início da vida de uma criança. Esta presença, além de fundamental, é desafiadora e transformadora.
Desde 2013, quando voltou ao Brasil, com seus dois filhos, ela estuda e entende o cenário brasileiro com objetivo de sensibilizar e ajudar os adultos na importante missão de cuidar e educar crianças pequenas, a partir de inspirações da abordagem Pikler.
Enxergar o bebê através dessa abordagem permite entender como nós, adultos, podemos contribuir com o período de maior transformação humana, que é o começo da vida.
* A abordagem Pikler tem como princípio o cuidado amoroso, com o qual se cria uma uma relação de confiança, respeito e qualifica a interação adulto e bebê.
A criança que diz qual o caminho deverá ser seguido com ela. O papel do adulto é acompanhar, observar e respeitar a individualidade e suas necessidades, tanto físicas como afetivas.
Ana Maria, através do DB, tem como intuito exercitar um *novo olhar dos adultos referência da criança pequena (famílias e profissionais) para a importância da presença deles, fornecendo ferramentas particulares e pessoais para encontrar o melhor caminho para cada criança, baseada numa relação de afeto e respeito.
O DB quer ajudar nos encontros que acontecem entre adultos e bebês. Por meio de um ambiente seguro, desafiador e acolhedor o adulto tem a chance de desenvolver a criança em todo seu potencial. Em uma fase no qual o cérebro das crianças está sendo moldado, considerado uma janela de oportunidade, um ambiente favorável e a presença de um adulto atento é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.
Visão
Contribuir efetivamente para a promoção do desenvolvimento global das crianças de 0 a 3 anos junto a creches, comunidades, ONGs, Secretarias e outras instituições.
Valores (No que acreditamos!)
Na Criança capaz, curiosa e ativa;
Na importância da convivência positiva e na construção de vínculos entre adulto e bebê para seu desenvolvimento integral;
Participação ativa da criança durante a rotina de cuidados corporais como por exemplo, na troca de fraldas, banho, alimentação e etc.;
Importância da liberdade de movimentos corporais, na qual a criança possa testar posturas e equilíbrio no seu próprio tempo;
No papel do adulto de colocar limites com respeito, consistência e clareza.
Missão
Instrumentalizar os adultos cuidadores e ajudar na construção de uma relação respeitosa entre adultos e crianças, por meio de um olhar sensível e atento.
Nossos conceitos:
1º: LIBERDADE de expressão / motricidade livre;
2º: ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS a partir do ponto de vista da criança;
3º: Desenvolvimento olhado a partir das POTENCIALIDADES DAS CRIANÇAS, do que elas são capazes de fazer, com respeito ao ritmo individual de cada uma;
4º: Acompanhamento/monitoramento do desenvolvimento infantil pelo OLHAR DE ESPECIALISTAS;
5º: RESPEITO às particularidades de cada família e suas necessidades.
Leia nossos textos completos:
“Reflexões sobre os momentos de trocas de fraldas e, especialmente, de afeto”, clicando aqui e
“Deixem o bebê em paz: reflexões sobre o fascinante mundo dos bebês”, clicando aqui.
“Mamãe sempre volta e você pode guardá-la com você”: reflexões sobre as primeiras separações, clicando aqui.